segunda-feira, 17 de março de 2014

Questões comentadas de concuros da EBSERH - Enfermaeiro HU-UFGD

Olá colegas, mais algumas questões comentadas do último concurso da EBSERH em Dourados. Aplicado pela AOCP.
Bons estudos.

1. Na prática profissional, o enfermeiro se depara com muitas situações de conflito e, como responsável pela administração e gerenciamento do Serviço, da equipe e da assistência de enfermagem, deve utilizar estratégias para gerenciá-lo. Assinale a alternativa que corresponde à adoção da estratégia de amenização.
(A) O enfermeiro chefe se deparou com um enfermeiro e um técnico de enfermagem discutindo no corredor do Pronto Socorro e, imediatamente, solicitou para que ambos parassem a discussão, independentemente do motivo ou do culpado e que, mais tarde iriam discutir juntos na sala da Chefia sobre o ocorrido.
(B) No plantão, foram programados vários procedimentos invasivos e o enfermeiro delegou a cada técnico de enfermagem o acompanhamento do médico na realização desses. Como essas atividades dificultariam o cumprimento de ações rotineiras, os técnicos solicitaram a suspensão dos banhos no leito e o enfermeiro concordou com a solicitação.
(C) Em reunião dos enfermeiros, havia três solicitações de férias para o mês de dezembro, mas só dois poderiam gozar desse benefício pela quantidade de atestados médicos no setor. Antes mesmo de se proceder ao sorteio, um dos solicitantes abriu mão de seu direito para que os colegas que já tinham viagem programada com a família não tivessem transtornos maiores, apesar do desistente estar com maior número de dias de férias vencidos e nunca ter passado um natal de férias com sua família desde que entrou há 10 anos nesta instituição.
(D) O enfermeiro responsável pela confecção de escalas não conseguiu cobertura para todos os dias, após conversar com quase toda a sua equipe. O único técnico de enfermagem que poderia realizar a hora-extra da noite do sábado do feriado era aquele que sempre se indispunha a trabalhar em quaisquer sábados e, por isso, o enfermeiro preferiu deixar o setor descoberto do que pedir a tal técnico de enfermagem que trabalhasse nesse dia.
(E) Enfermeiro da Pediatria delegou a troca de punção periférica de rotina ao técnico de enfermagem que estava responsável pelo controle de sinais vitais, para que não houvesse sobrecarga do técnico de enfermagem responsável pela medicação, já que havia muitas medicações a serem administradas no próximo horário; e, mediante a delegação, o técnico de enfermagem lhe respondeu de modo grosseiro para que o próprio enfermeiro realizasse as punções porque isso não era sua responsabilidade naquele dia. Irritado, o enfermeiro fez uma advertência por escrito a respeito dessa situação e, nos meses consecutivos, escalou o técnico em todos os feriados e plantões de domingo.

COMENTÁRIOS:

O conflito é inerente à vida em sociedade, associado a divergências ou a incompatibilidades entre pessoas ou grupos, dentro e fora das organizações. Sabemos que, em ambientes profissionais, ele pode ser causado por fatores externos aos indivíduos, como disputas por recursos e cargos, ou mesmo por fatores internos a cada pessoa, de ordem subjetiva e emocional, como expectativas, interpretações, ideias e motivações.
Em uma organização, contudo, o conflito não é necessariamente algo negativo ou disfuncional. Sendo um fenômeno inevitável, torna-se necessária a sua gestão e compreensão, para que as suas vantagens sejam aproveitadas e os seus efeitos danosos sejam diminuídos ou anulados. Essa administração do conflito só é possível a partir da identificação das causas que o geraram. Falaremos um pouco mais sobre alguns estilos de gestão de conflitos e suas características:
*Acomodação/amenização: a existência de problemas pode ser encoberta para manter a harmonia; tende a apaziguar a situação de conflito e a satisfazer os interesses do outro, sacrificando ou negligenciando os próprios. A pessoa prefere ceder ao outro quando o conflito aparece;
*Solução integrativa/Colaboração: consiste na tentativa de satisfazer completamente os interesses das partes envolvidas;
*Dominação/Competição: busca a satisfação dos próprios interesses, mesmo que para isso seja preciso sacrificar os do adversário, tentar convencer a outra parte de que o seu julgamento é melhor, ou fazer com que o outro aceite parte da culpa e assuma as consequências;
Barganha/Compromisso: encontra-se no padrão médio de assertividade e cooperação, em que cada uma das partes envolvidas no conflito desiste de alguns pontos ou itens, levando a distribuir os resultados entre ambas as partes.
Isto posto, vamos avaliar os itens da questão
Item A. O enfermeiro chefe se deparou com um enfermeiro e um técnico de enfermagem discutindo no corredor do Pronto Socorro e, imediatamente, solicitou para que ambos parassem a discussão, independentemente do motivo ou do culpado e que, mais tarde iriam discutir juntos na sala da Chefia sobre o ocorrido. Isso foi uma estratégia de acomodação/amenização: a existência de problemas foi encoberta para manter a harmonia.
Item B. No plantão, foram programados vários procedimentos invasivos e o enfermeiro delegou a cada técnico de enfermagem o acompanhamento do médico na realização desses. Como essas atividades dificultariam o cumprimento de ações rotineiras, os técnicos solicitaram a suspensão dos banhos no leito e o enfermeiro concordou com a solicitação. Essa foi uma estratégia de barganha/compromisso: cada uma das partes envolvidas desiste de alguns pontos ou itens, levando a distribuir os resultados entre ambas as partes.
Item C. Em reunião dos enfermeiros, havia três solicitações de férias para o mês de dezembro, mas só dois poderiam gozar desse benefício pela quantidade de atestados médicos no setor. Antes mesmo de se proceder ao sorteio, um dos solicitantes abriu mão de seu direito para que os colegas que já tinham viagem programada com a família não tivessem transtornos maiores, apesar do desistente estar com maior número de dias de férias vencidos e nunca ter passado um natal de férias com sua família desde que entrou há 10 anos nesta instituição. Essa foi uma estratégia de solução integrativa/colaboração: consiste na tentativa de satisfazer completamente os interesses das partes envolvidas.
Item D. O enfermeiro responsável pela confecção de escalas não conseguiu cobertura para todos os dias, após conversar com quase toda a sua equipe. O único técnico de enfermagem que poderia realizar a hora-extra da noite do sábado do feriado era aquele que sempre se indispunha a trabalhar em quaisquer sábados e, por isso, o enfermeiro preferiu deixar o setor descoberto do que pedir a tal técnico de enfermagem que trabalhasse nesse dia. Essa foi uma estratégia de solução integrativa/colaboração: consiste na tentativa de satisfazer completamente os interesses das partes envolvidas.
Item E. Enfermeiro da Pediatria delegou a troca de punção periférica de rotina ao técnico de enfermagem que estava responsável pelo controle de sinais vitais, para que não houvesse sobrecarga do técnico de enfermagem responsável pela medicação, já que havia muitas medicações a serem administradas no próximo horário; e, mediante a delegação, o técnico de enfermagem lhe respondeu de modo grosseiro para que o próprio enfermeiro realizasse as punções porque isso não era sua responsabilidade naquele dia. Irritado, o enfermeiro fez uma advertência por escrito a respeito dessa situação e, nos meses consecutivos, escalou o técnico em todos os feriados e plantões de domingo. A estratégia adotada foi de dominação/competição: busca a satisfação dos próprios interesses, mesmo que para isso seja preciso sacrificar os do adversário.
Diante do exposto, a alternativa correta é a letra A.

2. No Manual de Enfermagem da Clínica Cirúrgica, foi padronizado uso de sonda Foley 2 vias, 30-50cc, em látex, no cateterismo vesical de demora realizado no setor. Com isso, o volume de solução a ser utilizada na insuflação do balonete mais adequado na padronização é
(A) 5ml.
(B) 10ml.
(C) 20ml.
(D) 40ml.
(E) 60ml.

COMENTÁRIOS:

Caros concurseiros, esta questão é puramente de interpretação.
Se o manual utilizado na questão diz que, o padronizado para o balonete da sonda de Foley deve ser inflado com o valor de referencia entre 30-50 cc, fica bem claro que este valor deve ser > ou = 30 e <ou = a 50, logo o gabarito da questão só pode ser a letra D.

3. A Clínica Médica possui uma capacidade operacional ativa de 20 leitos de internação, com taxa de ocupação de aproximadamente 100%; a maioria dos pacientes demanda cuidados intermediários e a equipe ainda não possui rotina e treinamento para atendimento de Código Azul. No referido setor, trabalham, em cada turno, um enfermeiro e três técnicos de enfermagem, de acordo com o modo de organização do cuidado funcional. No turno da manhã, o enfermeiro, durante a visita diária aos pacientes internados no setor, identificou que uma de suas pacientes evoluiu com parada cardiorrespiratória. De acordo com os estudos de Lewin, Lippitt e White, em que tipo de liderança o enfermeiro deve se basear para que seja realizada a reanimação cardiopulmonar?
(A) Autocrática.
(B) Transformacional.
(C) Democrática.
(D) Coaching.
(E) Laissez faire.

COMENTÁRIOS:

Um líder ideal deve saber conduzir sua equipe de modo a que todos atinjam seus resultados esperados. Para isso, deve se utilizar do conhecimento sobre sua equipe e de uma comunicação eficaz para guiá-los ao encontro dos objetivos da organização. Naturalmente, o processo de liderança é um dos mais importantes no trabalho de um administrador. Basicamente, a liderança envolve a habilidade para influenciar pessoas para que sejam alcançados determinados objetivos. É mostrar o caminho a ser seguido.
A teoria dos estilos de liderança (ou comportamental) buscou analisar a liderança não pelas características dos líderes, mas pelo seu comportamento em relação aos seus subordinados. A teoria ficou conhecida através dos estudos de Lewin, Lipitt e White, autores americanos que estudaram o comportamento de grupos de pessoas, principalmente em relação ao controle de seus subordinados, e “mapearam” três estilos diferentes: autocrático, democrático e liberal.
O líder autocrático seria aquele que controla mais rigidamente seus empregados. Ele toma todas as decisões e não delega autoridade nenhuma para seus funcionários; define em detalhes como será a atuação de cada pessoa em seu departamento. A participação dos funcionários nas decisões é quase nula.
Já o líder democrático seria aquele que contaria com a participação de sua equipe na tomada de decisões. Seria um controle compartilhado, feito em conjunto. Existiria um nível de delegação de autoridades e responsabilidades pelo líder. Alguns autores dividem esse estilo de liderança em dois: o modo consultivo e o participativo. A diferença básica entre os dois tipos é sobre quem toma a decisão final. No caso do tipo consultivo, como o nome já indica, a decisão cabe ao líder depois que ele “consulta” sua equipe. No caso do tipo participativo, a equipe participa da decisão. A tomada de decisão é feita pelo grupo, em conjunto com o líder.
Finalmente, a liderança liberal (também chamada de “laissez-faire” algo como “deixar fazer” em francês) é o estilo em que existe pouco ou nenhum controle do líder sobre seus empregados. A equipe tem liberdade quase total de desenvolver o trabalho como melhor escolher. A liderança teria somente um papel consultivo, de um esclarecedor de dúvidas e de fornecedor dos recursos para as tarefas.
Os autores buscavam determinar qual seria o melhor estilo de liderança. As descobertas foram um pouco decepcionantes. Os empregados se mostraram mais satisfeitos em trabalhar para os líderes democráticos (nenhuma surpresa, não é mesmo?). Mas, os resultados objetivos do trabalho pareciam indicar que para muitas situações os líderes autocráticos eram os que conseguiam “entregar” os melhores resultados. Já o estilo liberal não trazia nem satisfação aos empregados nem resultados práticos. Assim sendo, uma das críticas a esta teoria foi a de que não existiria uma liderança “superior”, mas que o melhor estilo dependeria da situação em que o líder estivesse envolvido.
Respondendo a questão, de acordo com o que vimos no texto, o enfermeiro deve se basear na liderança autocrática para que seja realizada a reanimação cardiopulmonar. O líder autocrático deve tomar as decisões e definir como será a atuação de cada pessoa da equipe durante a reanimação cardiopulmonar.
Dessa forma, o gabarito é a letra A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário