sábado, 15 de março de 2014

Questões Comentadas - Concursos Anteriores EBSERH

Olá leitores. Nos próximos dias irei disponibilizar questões comentadas do concurso realizado pela EBSERH em Dourados, para o HU-UFGD, realizado pelo instituto AOCP.
Muito interessante a resolução da prova, e poder verificar o grau de dificuldade da banca. Na minha opinião, foram questões voltadas para a prática hospitalar, com alguns casos clínicos para interpretação. Quem vai prestar os próximos concursos, com a mesma banca, se atentem as questões pois devem ser na mesma linha de pensamento.
Fica abaixo as primeiras resoluções:

1 - Homem, 77 anos, com doença pulmonar obstrutiva crônica exacerbada, encontra-se internado na Clínica Médica e, em sua prescrição, consta Terbutalina 0,25mg via subcutânea. Sabe-se que, na instituição, a apresentação da Terbutalina é ampola injetável com 0,5mg/1ml. Ao preparar esta medicação em seringa de 100 unidades, quantas unidades de droga devem ser aspiradas?
(A) 0,5.
(B) 1.
(C) 5.
(D) 10.
(E) 50.

COMENTÁRIOS:

Caros amigos para a resolução desta questão precisamos lembrar da utilização da seringa de insulina. Para isso devemos conhecer a fórmula que relaciona, frasco, seringa e dosagem. Vamos lá!
A questão nos traz os seguintes dados:
Frasco: 0,5 mg/1ml
Prescrição: 0,25 mg
Seringa: 100UI
Colocando os dados na fórmula, temos:
     0,5 --- 100
     0,25 --- x
     0,5x = 0,25x100
     X= 25/0,5
     X = 50
Outra forma de resolver essa questão é pela dedução. Vejamos:
Sabemos que uma seringa de insulina de 100 UI tem a capacidade para 1 ml.
A apresentação da Terbutalina é a ampola injetável com 0,5 mg/1ml, ou seja, para cada 100 UI          (1 ml), temos 0,5 mg.
A prescrição descrita na questão foi da metade da dose da Terbutalina (0,25 é a metade de 0,5). Dessa forma, constatamos que a dose prescrita (0,25 mg) de Terbutalina corresponde à metade da apresentação (100UI), ou seja, a 50 UI.
Portanto o gabarito da questão é a letra E.

2 - De acordo com as Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (2013), sobre o cateter venoso periférico, é correto afirmar que
(A) não deve ser programada a troca do cateter.
(B) recomenda-se troca do cateter a cada 96 horas quando confeccionado em poliuretano.
(C) todos cateteres puncionados em situação que não se caracterize como urgência ou emergência devem ser trocados a cada 72 horas.
(D) cateteres puncionados em situação de urgência ou emergência devem ser trocados no máximo em 24horas.
(E) apenas em neonatais, há recomendação de troca do catéter a cada 7 dias.

COMENTÁRIOS

Segundo o Manual de Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde da ANVISA (2013), as recomendações para prevenção de complicações relacionadas a cateter venoso periférico, no que diz respeito a remoção do cateter são as seguintes:
* O cateter periférico instalado em situação de emergência com comprometimento da técnica asséptica deve ser trocado tão logo quanto possível.
* O cateter periférico na suspeita de contaminação, complicações, mau funcionamento ou descontinuidade da terapia deve ser retirado.
* Recomenda-se a troca do cateter periférico em adultos em 72 horas quando confeccionado com teflon e 96 horas quando confeccionado com poliuretano.
* Nas situações em que o acesso periférico é limitado, a decisão de manter o cateter além das 72-96 horas depende da avaliação do cateter, da integridade da pele, da duração e do tipo da terapia prescrita e deve ser documentado nos registros do paciente.
* Em pacientes neonatais e pediátricos não devem ser trocados rotineiramente e devem permanecer até completar a terapia intravenosa, a menos que indicado clinicamente (flebite ou infiltração).
O nosso gabarito é a alternativa B, pois se recomenda a troca do cateter a cada 96 horas quando confeccionado em poliuretano.

3 - Para a realização de sondagem retal, a posição mais adequada e confortável é a
(A) Prona.
(B) Supina.
(C) Litotomia.
(D) Sims.
(E) Trendelenburg.

COMENTÁRIOS:

Antes de resolvermos a questão, vamos revisar algumas posições para exames:
* Posição Prona: paciente fica em decúbito ventral com a cabeça virada para um dos lados, braços abduzidos para cima, com cotovelos fletidos e pernas estendidas
* Posição Supina ou Decúbito Dorsal: paciente fica deitado em decúbito dorsal com travesseiros sobre a cabeça, braços estendidos ao longo do corpo, pernas estendidas ou ligeiramente fletidas.
* Posição Litotomia: posição que se assemelha à ginecológica. Colocar o paciente em decúbito dorsal, com a cabeça e os ombros ligeiramente elevados. As coxas devem estar bem flexionadas sobre o abdômen, afastadas uma da outra e as pernas sobre as coxas. Normalmente, para se colocar o paciente nesta posição, usam- se suportes para os joelhos (perneiras). Indicações: Cirurgia ou exames de períneo,reto, vagina e bexiga
* Posição de SIMS: colocar o paciente em decúbito lateral esquerdo, mantendo a cabeça apoiada no travesseiro. O corpo deve estar ligeiramente inclinado para frente, com o braço esquerdo esticado para trás, de forma a permitir que parte do peso do corpo apoie sobre o peito. O braço direito deve ser posicionado de acordo com a vontade do paciente e os MMII devem estar flexionados; o direito, mais que o esquerdo. Indicações: exames vaginais,retais, clister e lavagem intestinal.
* Posição de Trendelenburg: o paciente é colocado em decúbito dorsal horizontal, com o corpo num plano inclinado, de forma que a cabeça fique mais baixa em relação ao corpo.• Indicações: Cirurgias da região pélvica, estado de choque, tromboflebites.
Como vimos, a posição indicada para a passagem da sonda reta é a posição de SIMS. Portanto, o gabarito da questão é a letra D.

Um comentário: