quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Novas Questões Comentadas - Fundamentos de Enfermagem

Boa tarde amigos, novos editais abertos dos hospitais universitários.
Vem muita vaga por aí... E para conseguir passar no concurso só temos uma opção: Estudar!
E para poder auxiliar, ai vão mais questões comentadas:

1 - Considere o caso de um adolescente com quadro de poliartralgia, linfadenopatia e exantema maculopapular, internado com suspeita de rubéola. Nessa situação ele deve:

a. Receber cuidados de profissionais que estarão fazendo uso de máscaras tipo N95
b. Ser mantido em quarto com porta fechada e sistema de ventilação com pressão negativa
c. Permanecer em quarto privativo, onde medidas de precauções respiratórias devem ser tomadas pelos profissionais, como o uso de máscara comum
d. Ser mantido em quarto comum com pacientes que tenham o mesmo micro-organismo, adotando-se precauções contra a transmissão por contato
e. Permanecer em quarto comum com outros pacientes, adotando-se precauções padronizadas

COMENTÁRIOS
A rubéola, doença exantemática viral aguda, caracteriza-se por febre baixa, exantema maculopapular, acompanhada por linfadenopatia generalizada, principalmente suboccipital, pós-auricular e cervical posterior, geralmente precedendo ao exantema, em cinco a dez dias. Adolescentes e adultos podem apresentar poliartralgia, poliartrite, conjuntivite, coriza e tosse. A transmissão ocorre de forma direta, por meio do contato com secreções nasofaríngeas, sangue, urina ou fezes. O período de incubação do vírus pode variar de doze a vinte e três dias, durando em média dezessete dias; já a transmissibilidade ocorre em um prazo menos, de cinco a sete dias antes do aparecimento do exantema, e pelo menos no mesmo período após sua manifestação. Dessa forma, nos casos em que há suspeita de rubéola, a utilização de máscara comum por parte dos profissionais de saúde é a única medida que deverá ser utilizada na tentativa de evitar o contágio.
Resposta letra C

2 - Na verificação da pressão arterial, o manguito deve ficar uniformemente ajustado à circunferência do braço para evitar:

a. Leitura falsamente elevada se o manguito for deixado mais frouxo
b. Leitura falsamente baixa se o manguito for deixado mais frouxo
c. Leitura falsamente elevada se o manguito for deixado mais apertado
d. Leitura imprecisa do mostrador
e. Interferência do som ambiente na determinação do resultado da ausculta

COMENTÁRIOS
A medida incorreta da pressão arterial pode trazer consequências graves. Na realização da técnica, o profissional de saúde deverá posicionar o manguito firmemente cerca de 2 a 3 cm acima da fossa antecubital, centralizando a bolsa de borracha sobre a artéria braquial. A largura da bolsa de borracha do manguito deve corresponder a 40% da circunferência do braço, e seu comprimento, envolver pelo menos 80% do braço. Assim, a largura do manguito a ser utilizado estará na dependência da circunferência do braço do paciente. A fim de evitar valores imprecisos da PA, a necessidade de ajuste do manguito sobre o braço do paciente é de fundamental importância. Com essa medida, evitamos que o manguito fique frouxo sobre o braço, o que poderá elevar falsamente os valores pressóricos.
Resposta letra A.