quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Questões comentadas - Fundamentos de Enfermagem



Boa tarde, quem está se preparando para concurso de enfermeiro da EBSERH?
Hoje deixo mais algumas questões comentadas sobre Fundamentos, Semiologia e Semiotécnica.
Na sequência disponibilizaremos mais de 20 questões comentadas em um link exclusivo aqui do blog. Hoje fica uma amostra do que vem por ai.
Divulguem, comentem e nos visitem sempre para aproveitar todo o material que irá auxiliar nos seus estudos.
Um forte abraço.
 

QUESTÕES COMENTADAS ENFERMEIRO

FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM EM SEMIOLOGIA E SEMIOTECNICA

1 – Marque a alternativa correta:
a.    (a) A percussão resulta em cinco características de sons: timpânico, macicez, ressonância, submacicez e hiper-ressonância
b.    (b) Existem apenas três características no som que a enfermeira observa quando ausculta: tonalidade, duração e intensidade.
c.    (c) Somente o otoscópio e lanterna são os instrumentos utilizados no exame físico durante a inspeção.
d. (d) A pele desempenha apenas as seguintes funções: proteção, termorregulação e percepção sensorial.

COMETÁRIOS:

Os sons resultantes da percussão são seis e não cinco do menos ao mais denso: timpanismo, hiper-ressonância, ressonância, hiporressonância, submacicez e macicez. Desse modo eliminamos a letra A. A ausculta é o método semiológico básico no exame físico de tórax, muito embora deva ser utilizada também no exame de abdômen. Durante a ausculta, mesmo do abdômen, o enfermeiro deverá obervar três importantes características dos possíveis ruídos auscultados: tonalidade, duração e intensidade. Assim justifica-se a letra B. Quanto aos materiais não podemos restringir a apenas dois um ato tão complexo quanto o exame físico, sendo que na inspeção podemos elencar ainda abaixador de língua, balança, lupa, haste milimetrada, etc. Quanto as funções da pele, embora possa se destacar a termorregulação, a proteção e a percepção sensorial, temos ainda absorção, armazenamento e excreção.
Portanto a alternativa correta é a letra B.

2 – A distribuição de pessoal de enfermagem para efetivação da assistência requer conhecimento da clientela, da equipe e dos recursos de que se dispõe. A partir dessa afirmativa, assinale a opção que indica uma recomendação para elaboração de escala mensal.
a.    (a) Ressaltar os domingos e feriados na escala
b.    (b) Anotar o numero de folgas que o funcionário venha a possuir na margem esquerda.
c.    (c) Buscar o equilíbrio da escala quanto a qualificação profissional dos funcionários.
d.    (d) Determinar o retorno dos funcionários ao trabalho a partir das ausências de outros.

COMENTÁRIOS:
Finais de semana e feriados são dias complicados em relação a faltas ao serviço por parte dos profissionais de saúde. Portanto, recomenda-se que os enfermeiros ao elaborar a escala mensal, deverão ressaltar os finas de semana e feriados, de modo, que os profissionais fiquem cientes de tais datas permitindo-lhes planejar com a devida antecedência a sua substituição na equipe dos referidos dias, a fim de não deixar a equipe incompleta. Tal substituição geralmente se dá em função da marcação de folgas, trocas e/ou pagamento de plantões.
 Resposta letra A

3 – O curativo tem como principal objetivo promover a aceleração do processo de cicatrização. Durante a realização do curativo, o enfermeiro deve manter a umidade na interface ferida com o curativo. Essa ação tem a seguinte finalidade:
a.    (a) Proporcionar mitose das células epiteliais.
b.    (b) Diminuir o processo de destruição do tecido fibrótico.
c.    (c) Manter sob controle a adservência dos micro-organismos.
d.    (d) Promover a hipóxia tecidual do tecido necrótico.

COMENTÁRIOS:
A água é componente vital para as reações bioquímicas que estão acontecendo a todo instante nas células vivas. Desse modo, a manutenção de um meio úmido no leito da lesão, além de facilitar a migração das células, incrementa a fase proliferativa, por meio de mitose celular, sobretudo de fibroblastos que se proliferam e se tornam predominantes no leito da lesão, elevando consideravelmente a produção de colágeno.
Resposta letra A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário