quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Questões comentadas de Legislação do SUS - Concurso HUB



Questões de Legislação do SUS do concurso HUB, aplicado no dia 06/10/2013 Cargos de Nível Superior.

21. (HU-UNB/EBSERH/IBFC/2013) A notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória alimentam um dos sistemas de informação em saúde do Brasil, denominado:
a) Sistema Nacional de Agravos de Notificação Compulsória (SINASC).
b) Sistema Nacional de Morbidade e Mortalidade (SIM).
c) Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
d) Sistema de Informações Gerenciais de Doenças de notificação compulsória (SIG-NC).

COMENTÁRIOS:
Vamos visualizar, na tabela abaixo, as principais características dos sistemas de informação em saúde descritos na questão.

Sistemas de Informação do SUS

SINASC
· Utiliza como instrumento de coleta de dados a Declaração de Nascido Vivo (DN).
O preenchimento da DN é feito nos estabelecimentos de saúde que realizam partos e nos cartórios de registro civil para os partos domiciliares;
· Permite conhecer quantas crianças nascem por ano e por região, bem como as características ligadas à saúde da mãe (idade gestacional, por exemplo) e do recém-nascido (presença de malformações congênitas ao nascer), apontando que necessidades assistenciais devem ser atendidas na região dos nascimentos para melhorar a qualidade da assistência pré-natal à criança;
· Capta dados sobre as condições de gravidez, parto e nascimento, incluindo, entre outros, o peso ao nascer, a idade gestacional, a realização de pré-natal e hábitos de vida da mãe do recém-nascido.
SINAN
· Abrange o conjunto de ações relativas à coleta e processamento de dados, fluxo e divulgação de informações sobre a ocorrência de agravos de notificação compulsória, de interesse nacional, estadual e municipal.
· Os casos suspeitos e/ou confirmados das doenças, constantes da Lista de Doenças de Notificação Compulsória1 deverão ser notificados por meio do SINAN.
· Reúne todas as informações relativas aos agravos de notificação, alimentado pelas notificações compulsórias.
SIM
· Reúne os dados relativos aos óbitos ocorridos. Alimentado pelos atestados de óbito emitidos, possibilita o conhecimento da distribuição dos óbitos por faixa etária, sexo, causa e outras informações.
SIG-NC
· O Sistema de Informação que gerencia as doenças de notificação compulsória é o SINAN. Não existe o SIG-NC.

Nesses termos, o gabarito da questão é a letra C.

22. (HU-UNB/EBSERH/IBFC/2013) A lei 8080/1990 NÃO incluiu no campo de atuação do Sistema Único de Saúde-SUS:
a) A participação na formulação da política e na execução de ações de combate à fome e distribuição de renda.
b) A ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde.
c) A vigilância nutricional e orientação alimentar.
d) A colaboração na proteção do meio ambiente.

COMENTÁRIOS:
Vamos aproveitar essa questão para estudarmos as principais ações incluídas no campo
de atuação do SUS, conforme reza o art. 6º da Lei nº 8.080/90.
Ressaltamos que o SUS é um sistema de saúde universal complexo, tendo um campo de atuação muito amplo para garantir o atendimento integral ao usuário de saúde.
Estão incluídas no campo de atuação do SUS (Lei nº 8.080/90, art. 6º)
I - a execução de ações:
a) de vigilância sanitária;
b) de vigilância epidemiológica;
c) de saúde do trabalhador; e
d) de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica;
II - a participação na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico;
III - a ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde;
IV - a vigilância nutricional e a orientação alimentar;
V - a colaboração na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho;
VI - a formulação da política de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos e outros insumos
de interesse para a saúde e a participação na sua produção;
VII - o controle e a fiscalização de serviços, produtos e substâncias de interesse para a saúde;
VIII - a fiscalização e a inspeção de alimentos, água e bebidas para consumo humano;
IX - a participação no controle e na fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos;
X - o incremento, em sua área de atuação, do desenvolvimento científico e tecnológico;
XI - a formulação e execução da política de sangue e seus derivados.

A alternativa A está incorreta, porque não há referência, na legislação referida, da participação na formulação da política e na execução de ações de combate à fome e distribuição de renda (item descabido). As demais alternativas estão de acordo com o art. 6º da lei.

23. (HU-UNB/EBSERH/IBFC/2013) Sobre a Resolução 453/2012 do Conselho Nacional da Saúde, que define funcionamento dos conselhos de saúde, assinale a alternativa incorreta:
a) A cada eleição, os segmentos de representações de usuários, trabalhadores e prestadores de serviços, ao seu critério, promovem a renovação de, no mínimo, 50% de suas entidades representativas.
b) Compete aos conselheiros examinar propostas e denúncias de indícios de irregularidades, nas ações e aos serviços de saúde.
c) O tempo de mandato dos conselheiros será definido pelas respectivas representações.
d) O conselho de saúde terá poder de decisão sobre o seu orçamento e não será mais apenas o gerenciador de suas verbas.

COMENTÁRIOS:
Item A. Incorreto. De acordo como a Resolução 453/2012 do CNS, recomenda-se que, a cada eleição, os segmentos de representações de usuários, trabalhadores e prestadores de serviços, ao seu critério, promovam a renovação de, no mínimo, 30% de suas entidades representativas.
Item B. Correto. Compete aos conselhos de saúde: fiscalizar e acompanhar o desenvolvimento das ações e dos serviços de saúde e encaminhar denúncias aos respectivos órgãos de controle interno e externo, conforme legislação vigente; examinar propostas e denúncias de indícios de irregularidades, responder no seu âmbito a consultas sobre assuntos pertinentes às ações e aos serviços de saúde, bem como apreciar recursos a respeito de deliberações do Conselho nas suas respectivas instâncias;
Item C. Correto. O mandato dos conselheiros de saúde será definido no regimento interno do respectivo conselho, segundo determinação do § 5º do art. 2º da Lei 8.142/90.
Item D. Correto. As três esferas de Governo garantirão autonomia administrativa para o pleno funcionamento do Conselho de Saúde, dotação orçamentária, autonomia financeira e organização da secretaria-executiva com a necessária infraestrutura e apoio técnico:
I - cabe ao Conselho de Saúde deliberar em relação à sua estrutura administrativa e o quadro de pessoal;
II - o Conselho de Saúde contará com uma secretaria-executiva coordenada por pessoa preparada para a função, para o suporte técnico e administrativo, subordinada ao Plenário do Conselho de Saúde, que definirá sua estrutura e dimensão;
III - o Conselho de Saúde decide sobre o seu orçamento.

Nessa questão, o gabarito é a letra A.

24. (HU-UNB/EBSERH/IBFC/2013) Segundo o Decreto Presidencial nº 7.508, de 28 de junho de 2011, a descrição geográfica da distribuição de recursos humanos e de ações e serviços de saúde ofertados pelo SUS e pela iniciativa privada, considerando-se a capacidade instalada existente, os investimentos e o desempenho aferido a partir dos indicadores de saúde do sistema é a definição de:
a) Pactuação Integrada em Saúde.
b) Rede hierarquizada em Saúde.
c) Rede de Atenção à Saúde.
d) Mapa da Saúde.

COMENTÁRIOS:
O enunciado da questão traz o conceito de Mapa da Saúde, descrito no dispositivo legal em questão. Esse instrumento será utilizado na identificação das necessidades de saúde e orientará o planejamento integrado dos entes federativos, contribuindo para o estabelecimento de metas de saúde (art. 17).

O gabarito da questão, portanto, é a letra D.

25. (HU-UNB/EBSERH/IBFC/2013) Considerando a Lei nº 8142/1990, analise os itens abaixo e a seguir assinale a alternativa correta:
I. A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada 2 (dois) anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou,extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.
II. O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.
III. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) terão representação no Conselho Nacional de Saúde. A representação dos usuários nestes conselhos será definida pelos próprios conselhos.
IV. A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.
V. As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, provados pelas respectivas secretarias municipais, estaduais ou Ministério da Saúde.

a) I, II, III, IV e V estão corretas.
b) Apenas II e IV estão corretas
c) Apenas I, II, IV e V estão corretas.
d) Apenas II, IV e V estão corretas.

COMENTÁRIOS:

Vamos comentar somente os itens errados:
Item I. A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada 4 anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.
Item III. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) terão representação no Conselho Nacional de Saúde. A representação dos usuários nestes conselhos será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos, e não definida pelos próprios conselhos.
Item V. As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, provados pelo respectivo conselho, e não pelas respectivas secretarias municipais, estaduais ou Ministério da Saúde.

Portanto, os itens II e IV estão corretos e o gabarito é a letra B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário